EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO SÉCULO XXI: QUESTÕES CRÍTICAS NAS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palabras clave:
Educação, Tecnologia, Hibridismo, Inteligência Artificial, CiberculturaResumen
A integração da tecnologia na educação consolidou-se como uma característica definitiva do século XXI, reconfigurando os paradigmas de ensino e aprendizagem. Este artigo investiga questões críticas na intersecção entre educação e tecnologia, com ênfase no hibridismo das abordagens pedagógicas, no impacto disruptivo da pandemia de COVID-19 no ensino remoto e nos dilemas éticos da inteligência artificial (IA) aplicada à educação. Analisa o papel dos artefatos digitais, da cibercultura e das competências sociocognitivas na educação contemporânea, problematizando a polarização entre tecnófilos e tecnófobos. O estudo evidencia tanto as oportunidades quanto os limites das ferramentas digitais, defendendo acesso equitativo, letramento digital crítico e modelos de integração tecnológica centrados no humano.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Kauan Pessanha Soares, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.