EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO SÉCULO XXI: QUESTÕES CRÍTICAS NAS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Keywords:
Educação, Tecnologia, Hibridismo, Inteligência Artificial, CiberculturaAbstract
A integração da tecnologia na educação consolidou-se como uma característica definitiva do século XXI, reconfigurando os paradigmas de ensino e aprendizagem. Este artigo investiga questões críticas na intersecção entre educação e tecnologia, com ênfase no hibridismo das abordagens pedagógicas, no impacto disruptivo da pandemia de COVID-19 no ensino remoto e nos dilemas éticos da inteligência artificial (IA) aplicada à educação. Analisa o papel dos artefatos digitais, da cibercultura e das competências sociocognitivas na educação contemporânea, problematizando a polarização entre tecnófilos e tecnófobos. O estudo evidencia tanto as oportunidades quanto os limites das ferramentas digitais, defendendo acesso equitativo, letramento digital crítico e modelos de integração tecnológica centrados no humano.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Kauan Pessanha Soares, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.