O USO DO ÁBACO HORIZONTAL: REFLEXÕES DE ENSINO COM UMA TURMA DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Itamar dos Santos Fonseca
  • Clemilda Sousa Oliveira

Palabras clave:

Ábaco, Experiência Educativa, Ensino de Matemática

Resumen

Este trabalho tem como proposta relatar uma experiência educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Deste modo, teve como objetivo de estudo investigar as contribuições do ensino com o ábaco para representar operações de adição e subtração de números naturais a partir de conversões de base dez. Na metodologia foi adotada uma revisão de literatura sobre as contribuições do ábaco no ensino do sistema de numeração decimal. A abordagem utilizada no tratamento dos resultados foi do tipo qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como explicativa. Sobre os procedimentos, foi trabalhado em uma turma do 5º ano uma aula teórica e prática sobre o conteúdo de sistema de numeração decimal. Os resultados obtidos mostraram que o ábaco contribuiu de forma mais significativa na representação de operações de adição e subtração, além de propiciar momentos mais prazerosos de aprendizagem no ensino de Matemática. Nota-se ainda que alguns alunos conseguiram realizar as operações diretamente no ábaco, enquanto outros tentaram resolver primeiramente mentalmente para só depois representar no instrumento.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.018-001 

Publicado

2025-04-29

Cómo citar

O USO DO ÁBACO HORIZONTAL: REFLEXÕES DE ENSINO COM UMA TURMA DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS. (2025). Seven Editora, 1-13. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/7005