Resumo
Este trabalho tem como proposta relatar uma experiência educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Deste modo, teve como objetivo de estudo investigar as contribuições do ensino com o ábaco para representar operações de adição e subtração de números naturais a partir de conversões de base dez. Na metodologia foi adotada uma revisão de literatura sobre as contribuições do ábaco no ensino do sistema de numeração decimal. A abordagem utilizada no tratamento dos resultados foi do tipo qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como explicativa. Sobre os procedimentos, foi trabalhado em uma turma do 5º ano uma aula teórica e prática sobre o conteúdo de sistema de numeração decimal. Os resultados obtidos mostraram que o ábaco contribuiu de forma mais significativa na representação de operações de adição e subtração, além de propiciar momentos mais prazerosos de aprendizagem no ensino de Matemática. Nota-se ainda que alguns alunos conseguiram realizar as operações diretamente no ábaco, enquanto outros tentaram resolver primeiramente mentalmente para só depois representar no instrumento.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.018-001