Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

O USO DO ÁBACO HORIZONTAL: REFLEXÕES DE ENSINO COM UMA TURMA DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS

Itamar dos Santos Fonseca

Clemilda Sousa Oliveira


Palavras-chave


Resumo

Este trabalho tem como proposta relatar uma experiência educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Deste modo, teve como objetivo de estudo investigar as contribuições do ensino com o ábaco para representar operações de adição e subtração de números naturais a partir de conversões de base dez. Na metodologia foi adotada uma revisão de literatura sobre as contribuições do ábaco no ensino do sistema de numeração decimal. A abordagem utilizada no tratamento dos resultados foi do tipo qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como explicativa. Sobre os procedimentos, foi trabalhado em uma turma do 5º ano uma aula teórica e prática sobre o conteúdo de sistema de numeração decimal. Os resultados obtidos mostraram que o ábaco contribuiu de forma mais significativa na representação de operações de adição e subtração, além de propiciar momentos mais prazerosos de aprendizagem no ensino de Matemática. Nota-se ainda que alguns alunos conseguiram realizar as operações diretamente no ábaco, enquanto outros tentaram resolver primeiramente mentalmente para só depois representar no instrumento.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.018-001 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Itamar dos Santos Fonseca, Clemilda Sousa Oliveira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Itamar dos Santos Fonseca
  • Clemilda Sousa Oliveira