GENÉTICA DO COMPORTAMENTO HUMANO: ABORDAGENS DE TEORIAS EM PSICOLOGIA E MITIGAÇÃO DE DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIOS
Palabras clave:
Ensino Superior, Metodologias Ativas, Neuroeducação, Polimorfismos Genéticos, Psicologia EducacionalResumen
Este capítulo apresenta resultados de atividades desenvolvidas em um estágio em docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo interface direta com a disciplina de Genética Geral. A proposta envolveu a abordagem das interações entre genética do comportamento humano e fatores ambientais no contexto dos processos de ensino-aprendizagem universitários. Objetivou-se refletir sobre genes relevantes à cognição, à motivação e à regulação emocional (Exemplos: COMT, BDNF, DRD4 e SLC6A4), articulando-se com fundamentos da psicologia educacional. A metodologia envolveu exposição teórica relacionada à autorregulação da aprendizagem, mindfulness e reforço positivo. Os assuntos foram abordados no segundo semestre de 2024 através de dinâmicas de grupos, estudos de casos e aplicação de questionário diagnóstico. Os resultados indicaram limitações relacionadas à motivação, apoio emocional e ausência de estratégias metacognitivas por parte dos discentes. Concluiu-se pela importância de práticas pedagógicas integrativas e personalizadas, fundamentadas em evidências interdisciplinares, que favorecem o bem-estar acadêmico e a aprendizagem efetiva.
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Derechos de autor 2025 Rúbia Estefanie Soares de Macedo, Demerson Arruda Sanglard, Theles de Oliveira Costa, Leonardo Ferreira Oliveira, Ana Carolina Ataíde Silveira, Anna Christina de Almeida, Filipe Moan Berbet Vidal Bezerra, Brenda Franciny Torres, Agueda Maria de França Tavares, Claudinéia Ferreira Nunes, Leandro Silva de Oliveira, Maria Betânia Fonseca

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