GENÉTICA DO COMPORTAMENTO HUMANO: ABORDAGENS DE TEORIAS EM PSICOLOGIA E MITIGAÇÃO DE DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Rúbia Estefanie Soares de Macedo
  • Demerson Arruda Sanglard
  • Theles de Oliveira Costa
  • Leonardo Ferreira Oliveira
  • Ana Carolina Ataíde Silveira
  • Anna Christina de Almeida
  • Filipe Moan Berbet Vidal Bezerra
  • Brenda Franciny Torres
  • Agueda Maria de França Tavares
  • Claudinéia Ferreira Nunes
  • Leandro Silva de Oliveira
  • Maria Betânia Fonseca

Palabras clave:

Ensino Superior, Metodologias Ativas, Neuroeducação, Polimorfismos Genéticos, Psicologia Educacional

Resumen

Este capítulo apresenta resultados de atividades desenvolvidas em um estágio em docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo interface direta com a disciplina de Genética Geral. A proposta envolveu a abordagem das interações entre genética do comportamento humano e fatores ambientais no contexto dos processos de ensino-aprendizagem universitários. Objetivou-se refletir sobre genes relevantes à cognição, à motivação e à regulação emocional (Exemplos: COMT, BDNF, DRD4 e SLC6A4), articulando-se com fundamentos da psicologia educacional. A metodologia envolveu exposição teórica relacionada à autorregulação da aprendizagem, mindfulness e reforço positivo. Os assuntos foram abordados no segundo semestre de 2024 através de dinâmicas de grupos, estudos de casos e aplicação de questionário diagnóstico. Os resultados indicaram limitações relacionadas à motivação, apoio emocional e ausência de estratégias metacognitivas por parte dos discentes. Concluiu-se pela importância de práticas pedagógicas integrativas e personalizadas, fundamentadas em evidências interdisciplinares, que favorecem o bem-estar acadêmico e a aprendizagem efetiva.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.015-001 

Publicado

2025-04-17

Cómo citar

GENÉTICA DO COMPORTAMENTO HUMANO: ABORDAGENS DE TEORIAS EM PSICOLOGIA E MITIGAÇÃO DE DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIOS. (2025). Seven Editora, 1-19. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6967