Abstract
Este capítulo apresenta resultados de atividades desenvolvidas em um estágio em docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo interface direta com a disciplina de Genética Geral. A proposta envolveu a abordagem das interações entre genética do comportamento humano e fatores ambientais no contexto dos processos de ensino-aprendizagem universitários. Objetivou-se refletir sobre genes relevantes à cognição, à motivação e à regulação emocional (Exemplos: COMT, BDNF, DRD4 e SLC6A4), articulando-se com fundamentos da psicologia educacional. A metodologia envolveu exposição teórica relacionada à autorregulação da aprendizagem, mindfulness e reforço positivo. Os assuntos foram abordados no segundo semestre de 2024 através de dinâmicas de grupos, estudos de casos e aplicação de questionário diagnóstico. Os resultados indicaram limitações relacionadas à motivação, apoio emocional e ausência de estratégias metacognitivas por parte dos discentes. Concluiu-se pela importância de práticas pedagógicas integrativas e personalizadas, fundamentadas em evidências interdisciplinares, que favorecem o bem-estar acadêmico e a aprendizagem efetiva.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.015-001