Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

GENÉTICA DO COMPORTAMENTO HUMANO: ABORDAGENS DE TEORIAS EM PSICOLOGIA E MITIGAÇÃO DE DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UNIVERSITÁRIOS

Rúbia Estefanie Soares de Macedo

Demerson Arruda Sanglard

Theles de Oliveira Costa

Leonardo Ferreira Oliveira

Ana Carolina Ataíde Silveira

Anna Christina de Almeida

Filipe Moan Berbet Vidal Bezerra

Brenda Franciny Torres

Agueda Maria de França Tavares

Claudinéia Ferreira Nunes

Leandro Silva de Oliveira

Maria Betânia Fonseca


Abstract

Este capítulo apresenta resultados de atividades desenvolvidas em um estágio em docência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo interface direta com a disciplina de Genética Geral. A proposta envolveu a abordagem das interações entre genética do comportamento humano e fatores ambientais no contexto dos processos de ensino-aprendizagem universitários. Objetivou-se refletir sobre genes relevantes à cognição, à motivação e à regulação emocional (Exemplos: COMT, BDNF, DRD4 e SLC6A4), articulando-se com fundamentos da psicologia educacional. A metodologia envolveu exposição teórica relacionada à autorregulação da aprendizagem, mindfulness e reforço positivo. Os assuntos foram abordados no segundo semestre de 2024 através de dinâmicas de grupos, estudos de casos e aplicação de questionário diagnóstico. Os resultados indicaram limitações relacionadas à motivação, apoio emocional e ausência de estratégias metacognitivas por parte dos discentes. Concluiu-se pela importância de práticas pedagógicas integrativas e personalizadas, fundamentadas em evidências interdisciplinares, que favorecem o bem-estar acadêmico e a aprendizagem efetiva.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.015-001 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Rúbia Estefanie Soares de Macedo, Demerson Arruda Sanglard, Theles de Oliveira Costa, Leonardo Ferreira Oliveira, Ana Carolina Ataíde Silveira, Anna Christina de Almeida, Filipe Moan Berbet Vidal Bezerra, Brenda Franciny Torres, Agueda Maria de França Tavares, Claudinéia Ferreira Nunes, Leandro Silva de Oliveira, Maria Betânia Fonseca

Author(s)

  • Rúbia Estefanie Soares de Macedo
  • Demerson Arruda Sanglard
  • Theles de Oliveira Costa
  • Leonardo Ferreira Oliveira
  • Ana Carolina Ataíde Silveira
  • Anna Christina de Almeida
  • Filipe Moan Berbet Vidal Bezerra
  • Brenda Franciny Torres
  • Agueda Maria de França Tavares
  • Claudinéia Ferreira Nunes
  • Leandro Silva de Oliveira
  • Maria Betânia Fonseca