BRINCANDO E APRENDENDO: PROMOÇÃO DA HIGIENE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Palabras clave:
Alimentação Saudável, Educação Infantil, Higiene pessoal, Pré-escolaResumen
A infância é marcada pela fase do aprendizado sobre a vida. Assim, os primeiros seis anos de vida são cruciais para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos emocionais, físicos e, sobretudo, cognitivos. Nesse contexto, creches e pré-escolas desempenham um papel essencial em colaboração com os pais e a comunidade, ao proporcionar educação e contribuir para o desenvolvimento global desse público. O artigo objetivou relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem quanto ao desenvolvimento e aplicação de práticas de higiene pessoal e incentivo à alimentação saudável entre crianças da primeira infância. Trata-se de um trabalho descritivo, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência, decorrente de um projeto de extensão desenvolvido em cinco Centros de Educação Infantil localizados no município de Caxias-MA, onde foram realizadas atividades de higiene pessoal e alimentação saudável. Assim, atingiu-se um público direto de 789 crianças e um público indireto de 968 pessoas, envolvendo pais e professores, totalizando 1.757 pessoas. O desenvolvimento das atividades permitiu maior compreensão das crianças acerca da importância das práticas de higiene e alimentação saudável para uma infância com mais saúde. Durante as dinâmicas, foi notória a participatividade dos pequenos na construção de novos aprendizados.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Pedro Ryan Gomes da Silva Galvão, Eyshila Marilia Almeida Rocha, Joseneide Teixeira Câmara, Fabiana Michelly Ferreira da Silva, Letícia Vitória Sousa Lima, Marlyson Santos de Sousa, Vanessa da Silva Guimarães, Amilton Diniz dos Santos, Marília Câmara Moura, Catharina Câmara Moura, Jonas Almeida Medeiros, Francilene Rodrigues de Pinho, Leônidas Reis Pinheiro Moura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.