Abstract
A infância é marcada pela fase do aprendizado sobre a vida. Assim, os primeiros seis anos de vida são cruciais para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos emocionais, físicos e, sobretudo, cognitivos. Nesse contexto, creches e pré-escolas desempenham um papel essencial em colaboração com os pais e a comunidade, ao proporcionar educação e contribuir para o desenvolvimento global desse público. O artigo objetivou relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem quanto ao desenvolvimento e aplicação de práticas de higiene pessoal e incentivo à alimentação saudável entre crianças da primeira infância. Trata-se de um trabalho descritivo, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência, decorrente de um projeto de extensão desenvolvido em cinco Centros de Educação Infantil localizados no município de Caxias-MA, onde foram realizadas atividades de higiene pessoal e alimentação saudável. Assim, atingiu-se um público direto de 789 crianças e um público indireto de 968 pessoas, envolvendo pais e professores, totalizando 1.757 pessoas. O desenvolvimento das atividades permitiu maior compreensão das crianças acerca da importância das práticas de higiene e alimentação saudável para uma infância com mais saúde. Durante as dinâmicas, foi notória a participatividade dos pequenos na construção de novos aprendizados.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-100