ENTRE O SABER E O SENTIR: SAÚDE EMOCIONAL NAS ESCOLAS COMO PILAR PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSFORMADORA E HUMANIZADORA

Autores/as

  • Ericka Cristian S. Carneiro
  • Francisco Nascimento Junior
  • Jodilce Pereira dos Santos
  • Marideise S. Presende

Palabras clave:

Saúde emocional, Educação inclusiva, Práticas pedagógicas, Políticas educacionais, Bem-estar

Resumen

Este artigo investiga como a promoção da saúde emocional nas escolas pode se configurar como um pilar essencial para a construção de uma educação inclusiva e transformadora. A pesquisa parte da premissa de que as dimensões emocionais, sociais e cognitivas estão profundamente interligadas no desenvolvimento dos estudantes, sendo essencial integrar práticas pedagógicas que acolham e cuidem das emoções no ambiente escolar. A partir de uma análise teórica fundamentada em autores como Paulo Freire, Bell Hooks, Barbara Carine Soares Pinheiro e outros, que defendem uma educação humanizadora e inclusiva, a pesquisa explora como a gestão escolar e a orientação pedagógica podem ser estratégias eficazes na promoção do bem-estar emocional. O estudo propõe refletir sobre como transformar as escolas em ambientes acolhedores, inclusivos e que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos, com o objetivo de formar cidadãos críticos, resilientes e empáticos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-048 

Publicado

2025-03-05

Cómo citar

ENTRE O SABER E O SENTIR: SAÚDE EMOCIONAL NAS ESCOLAS COMO PILAR PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSFORMADORA E HUMANIZADORA. (2025). Seven Editora, 708-723. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6706