Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

ENTRE O SABER E O SENTIR: SAÚDE EMOCIONAL NAS ESCOLAS COMO PILAR PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSFORMADORA E HUMANIZADORA

Ericka Cristian S. Carneiro

Francisco Nascimento Junior

Jodilce Pereira dos Santos

Marideise S. Presende


Abstract

Este artigo investiga como a promoção da saúde emocional nas escolas pode se configurar como um pilar essencial para a construção de uma educação inclusiva e transformadora. A pesquisa parte da premissa de que as dimensões emocionais, sociais e cognitivas estão profundamente interligadas no desenvolvimento dos estudantes, sendo essencial integrar práticas pedagógicas que acolham e cuidem das emoções no ambiente escolar. A partir de uma análise teórica fundamentada em autores como Paulo Freire, Bell Hooks, Barbara Carine Soares Pinheiro e outros, que defendem uma educação humanizadora e inclusiva, a pesquisa explora como a gestão escolar e a orientação pedagógica podem ser estratégias eficazes na promoção do bem-estar emocional. O estudo propõe refletir sobre como transformar as escolas em ambientes acolhedores, inclusivos e que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos, com o objetivo de formar cidadãos críticos, resilientes e empáticos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-048 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Ericka Cristian S. Carneiro, Francisco Nascimento Junior, Jodilce Pereira dos Santos , Marideise S. Presende

Author(s)

  • Ericka Cristian S. Carneiro
  • Francisco Nascimento Junior
  • Jodilce Pereira dos Santos
  • Marideise S. Presende