FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM COM NÍVEIS BÁSICO, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO
Palabras clave:
Teacher training, Educational Robotics, ArduinoResumen
Este artigo objetiva descrever as ações de um projeto desenvolvido na UNESP, Campus de Guaratinguetá, voltado para a formação de professores da rede pública de ensino da região da Diretoria de Ensino (DE) de Guaratinguetá. O projeto foi desenvolvido em parceria com a DE de Guaratinguetá e incluiu o oferecimento de cursos em três níveis básico, intermediário e avançado. Paralelamente ao oferecimento dos cursos nos níveis básico e intermediário, foi desenvolvida uma placa acoplada a um robô móvel, incluindo vários componentes, cujas funcionalidades estão sendo apresentadas no curso de nível avançado. O artigo apresenta de forma sucinta os objetivos dos cursos oferecidos em cada um dos níveis, bem como resultados das avaliações dos cursos dos níveis básico e intermediário. Descreve também, de forma sucinta, a concepção da placa/robô móvel, objeto do curso avançado.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-035
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Leonardo Mesquita, Galeno José de Sena, Samuel Euzédice de Lucena, Jânio Itiro Akamatsu

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.