Explorando o potencial da realidade aumentada no ensino de astronomia: Um relato de experiência com professores do ensino fundamental e alunos de licenciatura em física
Palabras clave:
Astronomy, Augmented Reality, Education, Science Teaching, InnovationResumen
Apesar do grande fascínio que o estudo do cosmos pode despertar, o mesmo pode se tornar um tanto vago e de difícil compreensão. Este artigo é um relato de experiência do uso de Realidade Aumentada (RA) no estudo de astronomia, abordando professores do ensino fundamental e também alunos do curso de licenciatura em física. A RA é uma ferramenta inovadora e sua utilização permite uma maior aproximação com a realidade, tornando o estudo mais envolvente e imersivo, possibilitando a exploração de conceitos astronômicos sob uma nova perspectiva.A metodologia empregada inclui o uso de artefatos com realidade aumentada como meio de observação e exploração astronômica, utilizando dispositivos móveis conectados à rede de internet. Além disso, aplicou-se questionário qualitativo a fim de coletar as percepções dos participantes. Isso contribui para discussões sobre o uso e potencialidades da RA na esfera educacional, promovendo assim novas abordagens para o ensino de conceitos complexos e por muitas vezes abstratos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Giácomo Antônio Althoff Bolan, Paula Zambiasi, Rogério de Camargo Cortina, Eliane Pozzebon

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.