A história dos dez sacizinhos: uma vivência em matemática através da literatura infantil
Palabras clave:
Literatura infantil, Ensino de Matemática, Alfabetização.Resumen
A possibilidade de vivenciar a Matemática a partir da literatura infantil é o tema deste artigo. O objetivo é analisar uma proposta prática realizada em sala de aula com 23 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada no município de Pelotas/RS. Este trabalho é um relato de experiência vinculado a uma pesquisa de mestrado em andamento, de abordagem qualitativa, na qual serão analisadas diferentes propostas para o ensino de matemática com o uso de literatura, a partir do livro Dez Sacizinhos,da autora Tatiana Belinky. Os dados foram coletados durante o ano letivo de 2022. Os referenciais teóricos utilizados apresentam a contação de histórias como algo que encanta e permite à criança compreender o mundo que a cerca, assim podemos utilizar esta vivência mágica também nas aulas de Matemática. Desta forma as crianças passam a vivenciar e melhor compreender os conceitos matemáticos. Até o presente momento percebeu-se que, através das histórias e de uma intervenção pedagógica lúdica, as crianças construíram noção de quantidade, realizaram cálculos simples de adição e subtração, além de compreenderem que a dezena pode ser construída de diferentes formas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cristiane Winkel Elert, Thaís Philipsen Grützmann, Antônio Maurício Medeiros Alves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.