Abstract
A possibilidade de vivenciar a Matemática a partir da literatura infantil é o tema deste artigo. O objetivo é analisar uma proposta prática realizada em sala de aula com 23 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada no município de Pelotas/RS. Este trabalho é um relato de experiência vinculado a uma pesquisa de mestrado em andamento, de abordagem qualitativa, na qual serão analisadas diferentes propostas para o ensino de matemática com o uso de literatura, a partir do livro Dez Sacizinhos,da autora Tatiana Belinky. Os dados foram coletados durante o ano letivo de 2022. Os referenciais teóricos utilizados apresentam a contação de histórias como algo que encanta e permite à criança compreender o mundo que a cerca, assim podemos utilizar esta vivência mágica também nas aulas de Matemática. Desta forma as crianças passam a vivenciar e melhor compreender os conceitos matemáticos. Até o presente momento percebeu-se que, através das histórias e de uma intervenção pedagógica lúdica, as crianças construíram noção de quantidade, realizaram cálculos simples de adição e subtração, além de compreenderem que a dezena pode ser construída de diferentes formas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-005