O estudo de equações polinomiais: Uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas
Palabras clave:
Álgebra, Equações Polinomiais, Proposição de ProblemasResumen
Este artigo é um relato de uma experiência e tem como objetivo introduzir equações polinomiais em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Instituição Pública Federal na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem com proposição de problemas referenciada em Paulo Freire. A álgebra das equações polinomiais no Ensino Médio faz parte de um tópico de conteúdo considerado denso, impenetrável e envolvente. Por isso, torna-se essencial para os alunos do Ensino Médio ter domínio de conteúdo e pensamento algébrico devido à possibilidade de torná-lo útil no cotidiano. Dentre as análises e resultados desse relato de experiência, apontamos a importância de permitir que os alunos elaborem os seus próprios problemas e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de produção escrita, de codificação e descodificação de situações-problemas de matemática no estudo das equações algébricas. Além de promover desenvolvimento de criação e análise crítica de problemas de matemática de elaboração própria ou ainda proposta pelo professor.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ledevande Martins da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.