O estudo de equações polinomiais: Uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas

Authors

  • Ledevande Martins da Silva

Keywords:

Álgebra, Equações Polinomiais, Proposição de Problemas

Abstract

Este artigo é um relato de uma experiência e tem como objetivo introduzir equações polinomiais em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Instituição Pública Federal na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem com proposição de problemas referenciada em Paulo Freire. A álgebra das equações polinomiais no Ensino Médio faz parte de um tópico  de conteúdo considerado denso, impenetrável e envolvente. Por isso, torna-se essencial para os alunos do Ensino Médio ter domínio de conteúdo e pensamento algébrico devido à possibilidade de torná-lo útil no cotidiano. Dentre as análises e resultados desse relato de experiência, apontamos a importância de permitir que os alunos elaborem os seus próprios problemas e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de produção escrita, de codificação e descodificação de situações-problemas de matemática no estudo das equações algébricas. Além de promover desenvolvimento de criação e análise crítica de problemas de matemática de elaboração própria ou ainda proposta pelo professor.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-008

Published

2023-08-25

How to Cite

O estudo de equações polinomiais: Uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas. (2023). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2461