A geografia educação ambiental e práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologia da informação e comunicação
Palabras clave:
Geografia, Educação Ambiental, Tecnologia de Informação e ComunicaçãoResumen
Com a objetividade de examinar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem através da disciplina de Geografia e o eixo temático transversal da Educação Ambiental, com estudantes da 9º, 10º e 11º Etapa da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa M. de M. Lima, no Município de Itacoatiara – AM. Tendo como eixo norteador o uso do referencial teórico baseado em autores da Disciplina de Geografia e Educação Ambiental, bem como nas Tecnologias de Informação e Comunicação, a investigação foi feita por meio da pesquisa bibliográfica, a utilização das (TICs), e suas contribuições pedagógicas. A metodologia recorrida foi a pesquisa qualitativa na forma de pesquisa-ação por meio de palestras e oficinas com estudantes, e a aplicação de um questionário para diagnosticar quais conhecimentos e experiências eles retinham sobre essas tecnologias e sobre as temáticas ambientais. Resenhou-se a relevância do cuidado com o meio ambiente, aspirando e intencionando à sensibilização ambiental, assim como o descarte de resíduos sólidos, tanto no ambiente interno como externo da escola. Os resultados apontaram que os educandos possuem conhecimentos sobre as (TICs), e as utilizam de forma consciente em respeito ao meio ambiente. Desse modo, por meio da utilização das tecnologias, os estudantes desenvolvem uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental para a conservação do meio ambiente, enfatizando a responsabilidade individual e coletiva, através de ações cooparticipavas em prol da ecologia universal, visando assim o uso dos recursos tecnológicos para uma melhor qualidade de vida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Nelia Alves de Negreiros

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.