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A geografia educação ambiental e práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologia da informação e comunicação

Negreiros NA

Nelia Alves de Negreiros


Abstract

Com a objetividade de examinar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem através da disciplina de Geografia e  o eixo temático transversal da Educação Ambiental, com estudantes da 9º, 10º e 11º Etapa da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa M. de M. Lima, no Município de Itacoatiara – AM. Tendo como eixo norteador o uso do referencial teórico baseado em autores da Disciplina de Geografia e Educação Ambiental, bem como nas Tecnologias de Informação e Comunicação, a investigação foi feita por meio da pesquisa bibliográfica, a utilização das (TICs), e suas contribuições pedagógicas. A metodologia recorrida foi a pesquisa qualitativa na forma de pesquisa-ação por meio de palestras e oficinas com estudantes, e a aplicação de um questionário para diagnosticar quais conhecimentos e experiências eles retinham sobre essas tecnologias e sobre as temáticas ambientais. Resenhou-se a relevância do cuidado com o meio ambiente, aspirando e intencionando à sensibilização ambiental, assim como o descarte de resíduos sólidos, tanto no ambiente interno como externo da escola. Os resultados apontaram que os educandos possuem conhecimentos sobre as (TICs), e as utilizam de forma consciente em respeito ao meio ambiente. Desse modo, por meio da utilização das tecnologias, os estudantes desenvolvem uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental para a conservação do meio ambiente, enfatizando a responsabilidade individual e coletiva, através de ações cooparticipavas em prol da ecologia universal, visando assim o uso dos recursos tecnológicos para uma melhor qualidade de vida.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-034


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