A química na ponta dos pinceis: Ensinando química através da maquiagem para pele negra
Palavras-chave:
Makeup, Black skin, Didactic sequence and black identityResumo
De acordo com uma entrevista realizada pela empresa de cosméticos AVON, cerca de 46% das 1000 mulheres negras entrevistadas, possuem dificuldades de encontrar maquiagem para tons de pele negra. Essa pesquisa destaca a persistente dificuldade enfrentada por indivíduos de pele negra ao encontrar produtos de maquiagem que se adequem ao seu tom de pele, levando muitos a recorrer a soluções improvisadas durante o processo de maquiagem. Diante desse contexto, o trabalho proposto tem como intuito explorar a relevância da maquiagem para pele negra como uma ferramenta educacional no ensino de química. As atividades planejadas visam não apenas conscientizar os alunos sobre a escassez de opções de bases disponíveis para os diversos tons de pele negra, mas também conectar essa problemática com os princípios químicos subjacentes à formulação de cosméticos. Dessa forma, os estudantes serão incentivados a refletir sobre como a ciência da química pode ser aplicada para resolver questões sociais e promover a inclusão, ao mesmo tempo em que aprofundam sua compreensão dos conceitos químicos fundamentais. Além de promover o autoconhecimento sobre a identidade negra, a abordagem da maquiagem para pele negra como ferramenta no ensino de química busca aproximar os alunos da disciplina de maneira lúdica. Isso é feito através de uma metodologia ativa, que inclui experimentação prática e um questionário no Google Forms para compreender as dificuldades que os alunos enfrentam ao procurar maquiagens adequadas para tons de pele negra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Victoria Martins Serbeto, Jaqueline Dias Senra, Elizabeth Teixeira de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.