A química na ponta dos pinceis: Ensinando química através da maquiagem para pele negra

Autores/as

  • Victoria Martins Serbeto
  • Jaqueline Dias Senra
  • Elizabeth Teixeira de Souza

Palabras clave:

Makeup, Black skin, Didactic sequence and black identity

Resumen

De acordo com uma entrevista realizada pela empresa de cosméticos AVON, cerca de 46% das 1000 mulheres negras entrevistadas, possuem dificuldades de encontrar maquiagem para tons de pele negra. Essa pesquisa destaca a persistente dificuldade enfrentada por indivíduos de pele negra ao encontrar produtos de maquiagem que se adequem ao seu tom de pele, levando muitos a recorrer a soluções improvisadas durante o processo de maquiagem. Diante desse contexto, o trabalho proposto tem como intuito explorar a relevância da maquiagem para pele negra como uma ferramenta educacional no ensino de química. As atividades planejadas visam não apenas conscientizar os alunos sobre a escassez de opções de bases disponíveis para os diversos tons de pele negra, mas também conectar essa problemática com os princípios químicos subjacentes à formulação de cosméticos. Dessa forma, os estudantes serão incentivados a refletir sobre como a ciência da química pode ser aplicada para resolver questões sociais e promover a inclusão, ao mesmo tempo em que aprofundam sua compreensão dos conceitos químicos fundamentais. Além de promover o autoconhecimento sobre a identidade negra, a abordagem da maquiagem para pele negra como ferramenta no ensino de química busca aproximar os alunos da disciplina de maneira lúdica. Isso é feito através de uma metodologia ativa, que inclui experimentação prática e um questionário no Google Forms para compreender as dificuldades que os alunos enfrentam ao procurar maquiagens adequadas para tons de pele negra.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-012

Publicado

2024-08-02

Cómo citar

A química na ponta dos pinceis: Ensinando química através da maquiagem para pele negra. (2024). Seven Editora, 177-201. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5195