Abstract
O presente artigo tem como objeto de estudo a inovação de métodos e processos educacionais no período pandêmico: caso do município de Iporá. É intuito do trabalho descrever o modelo conceitual de métodos e processos da gestão educacional aplicado a rede municipal de educação de Iporá no período pandêmico. No que refere-se à construção do referencial teórico, os autores que, por hora, puderam compor o referencial teórico-metodológico deste trabalho são: Bisol (2018), Camargo (2018), Oliveira (2018), Portela (2021), Caldwell (2013), Camargo (2018), Garofalo (2020). Para o desenvolvimento deste artigo, os métodos e as técnicas empregadas foram baseados na pesquisa documental de fonte primária, através dos documentos oficiais da SME – Secretaria Municipal de Educação (Iporá-GO), e de fonte secundária por meio da pesquisa bibliográfica para abordagem e discussão dos dados coletados. Como técnicas de coleta de dados, utilizou-se a investigação direta intensiva. Portanto, ao final deste artigo podemos entender a importância da inovação educacional como aporte sobre conceitos, processos e métodos para o ensino, que proporcionem equidades sociais, desenvolvendo o educando em sua integralidade, primando pela qualidade educacional, possibilitando identificar os limites e o papel do grupo gestor na implementação de um processo educativo que envolva práticas inovadoras, independentemente das suas especificidades, driblando assim, as conjecturas contraproducentes.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-048