As contribuições dos jogos lúdicos e tecnologias digitais para a educação
Palavras-chave:
Playful games, Digital technologies, EducationResumo
O estudo teve como objetivo analisar a integração de jogos lúdicos e tecnologias digitais na educação, investigando seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. O método consistiu em uma pesquisa bibliográfica, a qual envolveu o levantamento de artigos científicos nas plataformas Scopus, SciElo e Google Acadêmico. Como resultado, constatou-se o desenvolvimento histórico e conceitual dos jogos lúdicos e tecnologias digitais na educação, desde as civilizações antigas até os avanços contemporâneos, destacando seu uso como ferramentas pedagógicas eficazes para promover o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes. A integração desses recursos representa uma revolução no campo pedagógico, oferecendo oportunidades para promover o engajamento, a personalização e a inclusão no processo de ensino e aprendizagem. Os jogos e tecnologias digitais possibilitam uma abordagem flexível e adaptativa, permitindo que cada aluno progrida em seu próprio ritmo e estilo, enquanto promove interações colaborativas e inclusivas. A importância de continuar explorando e aprimorando essa integração foi enfatizada, visando criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, inclusivos e centrados no aluno.
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Copyright (c) 2024 Gildo Renê Sousa Ferreira , Francisco Roldineli Varela Marques, Ana Paula de Souza e Silva , Matheus Pereira Rodrigues Marinho , Anderson Alves da Silva, Thaison de Barros Pimenta, Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques, Claison Maldonado das Neves, Silvia Ximenes Oliveira, José de Lourdes Soares Guida, Iranildo de Oliveira Nery, Hidra Santana e Silva Morais

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