Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

As contribuições dos jogos lúdicos e tecnologias digitais para a educação

Ferreira GRS;
Marques FRV;
Silva APSe;
Marinho MPR;
Silva AA;
Pimenta TB;
Marques LHSC;
Neves CM;
Oliveira SX;
Guida JLS;
Nery IO;
Morais HSeS

Gildo Renê Sousa Ferreira

Francisco Roldineli Varela Marques

Ana Paula de Souza e Silva

Matheus Pereira Rodrigues Marinho

Anderson Alves da Silva

Thaison de Barros Pimenta

Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques

Claison Maldonado das Neves

Silvia Ximenes Oliveira

José de Lourdes Soares Guida

Iranildo de Oliveira Nery

Hidra Santana e Silva Morais


Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a integração de jogos lúdicos e tecnologias digitais na educação, investigando seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. O método consistiu em uma pesquisa bibliográfica, a qual envolveu o levantamento de artigos científicos nas plataformas Scopus, SciElo e Google Acadêmico. Como resultado, constatou-se o desenvolvimento histórico e conceitual dos jogos lúdicos e tecnologias digitais na educação, desde as civilizações antigas até os avanços contemporâneos, destacando seu uso como ferramentas pedagógicas eficazes para promover o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes. A integração desses recursos representa uma revolução no campo pedagógico, oferecendo oportunidades para promover o engajamento, a personalização e a inclusão no processo de ensino e aprendizagem. Os jogos e tecnologias digitais possibilitam uma abordagem flexível e adaptativa, permitindo que cada aluno progrida em seu próprio ritmo e estilo, enquanto promove interações colaborativas e inclusivas. A importância de continuar explorando e aprimorando essa integração foi enfatizada, visando criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, inclusivos e centrados no aluno.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-006


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Gildo Renê Sousa Ferreira , Francisco Roldineli Varela Marques, Ana Paula de Souza e Silva , Matheus Pereira Rodrigues Marinho , Anderson Alves da Silva, Thaison de Barros Pimenta, Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques, Claison Maldonado das Neves, Silvia Ximenes Oliveira, José de Lourdes Soares Guida, Iranildo de Oliveira Nery, Hidra Santana e Silva Morais

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Gildo Renê Sousa Ferreira
  • Francisco Roldineli Varela Marques
  • Ana Paula de Souza e Silva
  • Matheus Pereira Rodrigues Marinho
  • Anderson Alves da Silva
  • Thaison de Barros Pimenta
  • Luiz Henrique dos Santos da Cruz Marques
  • Claison Maldonado das Neves
  • Silvia Ximenes Oliveira
  • José de Lourdes Soares Guida
  • Iranildo de Oliveira Nery
  • Hidra Santana e Silva Morais