A experiência do instituto UFC virtual: a educacão à distância como política pública de democratização do conhecimento

Authors

  • Paulo Sergio Pereira de Lima

Keywords:

instituto UFC virtual, políticas públicas, educação à distância, democratização do conhecimento

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar a experiência do Instituto UFC Virtual na oferta de cursos à distância e de como isso tem colaborado com a construção de uma política pública de democratização do conhecimento. Considerou-se, para isso, a importância e as contribuições possíveis para a modernização da educação e dos processos de ensino e aprendizagem, bem como para a avaliação educacional. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, analisando na literatura recente artigos científicos e trabalhos acadêmicos, tais como teses e dissertações, que dialogassem com os descritores “Instituto UFC Virtual”, “Educação à Distância”, e “Democratização do Conhecimento”. O resultado dessas buscas é apresentado nesse artigo da seguinte forma: Breves considerações a respeito da história da Universidade Federal do Ceará e do Instituto UFC virtual; Histórico e desenvolvimento da Educação a Distância (EaD) no Brasil; e, por fim, Democratização do Conhecimento por meio da EaD no Instituto UFC Virtual; Concluiu-se que os estudos sobre essa temática ainda são escassos, demonstrando a necessidade de desenvolver pesquisas que explorem as experiências de EaD em seu potencial de contribuição social.

DOI: https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-002

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Published

2023-04-26

How to Cite

de Lima , P. S. P. (2023). A experiência do instituto UFC virtual: a educacão à distância como política pública de democratização do conhecimento. Seven Editora, 8–17. Retrieved from https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/1146