Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar a experiência do Instituto UFC Virtual na oferta de cursos à distância e de como isso tem colaborado com a construção de uma política pública de democratização do conhecimento. Considerou-se, para isso, a importância e as contribuições possíveis para a modernização da educação e dos processos de ensino e aprendizagem, bem como para a avaliação educacional. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, analisando na literatura recente artigos científicos e trabalhos acadêmicos, tais como teses e dissertações, que dialogassem com os descritores “Instituto UFC Virtual”, “Educação à Distância”, e “Democratização do Conhecimento”. O resultado dessas buscas é apresentado nesse artigo da seguinte forma: Breves considerações a respeito da história da Universidade Federal do Ceará e do Instituto UFC virtual; Histórico e desenvolvimento da Educação a Distância (EaD) no Brasil; e, por fim, Democratização do Conhecimento por meio da EaD no Instituto UFC Virtual; Concluiu-se que os estudos sobre essa temática ainda são escassos, demonstrando a necessidade de desenvolver pesquisas que explorem as experiências de EaD em seu potencial de contribuição social.
DOI: https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-002