Abstract
Os casos de transtornos mentais estão cada vez mais presentes entre crianças e adolescentes brasileiros. Muito tem se discutido sobre maneiras de promover saúde mental e prevenir as doenças da mente e um dos caminhos mais propícios para isso é através da educação, com propostas pedagógicas que abordem a saúde mental na escola. Este artigo traz a experiência de um trabalho de conclusão de curso com produção de animações, discutindo a eficiência dessa proposta para o ensino dos transtornos da mente mais conhecidos, a partir de conhecimentos prévios dos estudantes. Desse modo, a pesquisa foi caracterizada de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e teve como objetivo analisar os limites e as potencialidades da produção de animações como estratégia metodológica para a aprendizagem de conteúdos sobre saúde mental na escola. Ela teve como lócus a Escola Estadual Santa Luzia, localizada na cidade de Vera Cruz/RN, e foi realizada com alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que houve aprendizado significativo por meio da reelaboração de conceitos mais complexos e com definições mais próximas das definições científicas. A proposta promoveu um trabalho coletivo, com estudantes ativos e protagonistas na elaboração e produção das animações, o que proporciona habilidades sociais e emocionais que promovem o desenvolvimento das competências socioemocionais, aquisição determinante para a formação de indivíduos resilientes e emocionalmente saudáveis.
DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-066