Achados radiográficos de alterações bucais em pacientes submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço
Abstract
Evidências revelam que a radioterapia tem sido empregada no tratamento das lesões malignas de cabeça e pescoço com melhorias relevantes na sobrevida dos pacientes, todavia está concernente a reações adversas que atingem a qualidade de vida dos pacientes a ela submetidos, o que pode modificar a evolução do tratamento. A incidência dessas reações depende da dose frequência da radioterapia, local irradiado, idade, condições clínicas do enfermo e tratamentos relacionados. (GAETTI- JARDIM, 2011).
A radioterapia tem um potencial mais grave quando comparada a quimioterapia. Entre as anomalias radioterápicas mais comuns encontrados em crianças estão os distúrbios ósseos, agenesias dentárias, microdontias, defeitos de esmalte e, acima de tudo, malformações radiculares e coronárias. (PG. MOREIRA, 2020).
Devido a importância da temática, realizou-se o estudo com o objetivo de fazer um relato de caso e uma análise de dados comparativos com comprovações epidemiológicas de pacientes submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Kallil do Nascimento Brandão do Nascimento Brandão, Ramilene Cardoso de Moura, Rebech Ferraz de Souza Roque, Rogério Emílio de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.