Aquaponia: Uma ferramenta inovadora para o ensino de ciências

Autores/as

  • Alexandre Benvindo de Sousa
  • Daniela Chemim de Melo Hoyos

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Educação ambiental, Multidisciplinariedade, STEAM, Técnicas de Ensino

Resumen

A aquaponia une técnicas e processos da aquicultura e da hidroponia constituindo um sistema sinérgico de produção de alimentos. Nas duas últimas décadas vem ganhando relevância como opção de produção de alimentos, especialmente por seu uso ser passível para pequenos espaços, mesmo que em áreas cobertas. Devido a essa caraterística, o emprego em instituições escolares ganha cada vez mais adeptos, desde a pré-escola até o ensino superior. Neste capítulo abordarmos as amplas potencialidades da aquaponia como ferramenta de ensino para educação ambiental, STEAM, bem como, letramento científico e tecnológico. Uma lista com sugestões de temas, disciplinas a atividades e competências baseadas na BNCC também é apresentada.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-036

Publicado

2023-05-04

Cómo citar

Aquaponia: Uma ferramenta inovadora para o ensino de ciências. (2023). Seven Editora, 463-468. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/1224