EVOLUÇÕES E PERSPECTIVAS ACERCA AO ATENDIMENTO E DA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E/OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores/as

  • Jucélia Linhares Granemann de Medeiros
  • Veridiana de Andrade Barreto
  • Marcos Gabriel Furtado Reis
  • Samara Freitas Aureliano

Palabras clave:

Brasil, Deficiências, Educação Especial, Escolarização, Inclusão

Resumen

Este artigo analisa as evoluções e perspectivas do atendimento e escolarização de pessoas com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais, consi-derando marcos históricos, avanços e desafios. O estudo parte da criação de instituições especializadas no Brasil, como o Instituto Benjamin Constant e o INES, e explora a transição de práticas assistencialistas para modelos de inclu-são educacional e social. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa basea-da em revisão bibliográfica, com ênfase nos fatores que ainda dificultam a ple-na implementação de uma educação inclusiva. Os resultados destacam que, apesar dos avanços, persistem práticas segregacionistas e preconceitos que impedem a efetiva inclusão. Conclui-se que as políticas de inclusão precisam ser aprimoradas e efetivamente implementadas para garantir o direito à educação para todos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-016 

Publicado

2025-02-19

Cómo citar

EVOLUÇÕES E PERSPECTIVAS ACERCA AO ATENDIMENTO E DA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E/OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. (2025). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6630