Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

EVOLUÇÕES E PERSPECTIVAS ACERCA AO ATENDIMENTO E DA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E/OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Jucélia Linhares Granemann de Medeiros

Veridiana de Andrade Barreto

Marcos Gabriel Furtado Reis

Samara Freitas Aureliano


Abstract

Este artigo analisa as evoluções e perspectivas do atendimento e escolarização de pessoas com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais, consi-derando marcos históricos, avanços e desafios. O estudo parte da criação de instituições especializadas no Brasil, como o Instituto Benjamin Constant e o INES, e explora a transição de práticas assistencialistas para modelos de inclu-são educacional e social. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa basea-da em revisão bibliográfica, com ênfase nos fatores que ainda dificultam a ple-na implementação de uma educação inclusiva. Os resultados destacam que, apesar dos avanços, persistem práticas segregacionistas e preconceitos que impedem a efetiva inclusão. Conclui-se que as políticas de inclusão precisam ser aprimoradas e efetivamente implementadas para garantir o direito à educação para todos.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-016 


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, Veridiana de Andrade Barreto, Marcos Gabriel Furtado Reis, Samara Freitas Aureliano

Author(s)

  • Jucélia Linhares Granemann de Medeiros
  • Veridiana de Andrade Barreto
  • Marcos Gabriel Furtado Reis
  • Samara Freitas Aureliano