Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

METODOLOGIA ATIVA NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O WEBFÓLIO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGENS

do Nascimento TA;
de Souza EIM;
Dias DSF

Tarcisio Andrade do Nascimento

Erick Igor Mousinho de Souza

Daniele dos Santos Ferreira Dias


Abstract

A necessidade de práticas educativas integradas às tecnologias é algo mais do que urgente na escola pós-moderna. Dito isso, e com o intuito de trabalhar com metodologias ativas que articulem os conteúdos programáticos com o uso da tecnologia, este capítulo tem como objetivo discutir sobre o Webfólio Pedagógico e a sua aplicabilidade na sala de aula. Esse recurso didático é um potencializador para a participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a sua dinamicidade e a sua relação com a realidade do estudante. Nesse sentido, esta pesquisa surge da nossa atuação como docentes na educação básica, fundamentada em nossas aulas ministradas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, realizada em duas escolas municipais dos Anos Finais do Ensino Fundamental em João Pessoa (PB). Como aporte teórico, nos referenciamos em Boas (2005) e Tibúrcio, Fonseca e Cunha (2020), ao refletir sobre como o Webfólio Pedagógico atua como uma ferramenta facilitadora de aprendizagens; em Tébar (2011), ao mencionar a importância do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem; em Freire (2005), ao destacar a importância de uma pedagogia crítica; em Libâneo (1994), ao abordar a Tendência Pedagógica Crítico-Social; e em Vygotsky (2017), com a sua perspectiva sociointeracionista. Além disso, nos respaldamos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mencionar a obrigatoriedade do trabalho com os recursos tecnológicos na escola. Como resultados, acreditamos que a incorporação do Webfólio Pedagógico favorece a autonomia dos estudantes, promovendo uma aprendizagem reflexiva e contextualizada, além de incentivar a autoavaliação e a autoaprendizagem.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-008


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Tarcisio Andrade do Nascimento, Erick Igor Mousinho de Souza, Daniele dos Santos Ferreira Dias

Author(s)

  • Tarcisio Andrade do Nascimento
  • Erick Igor Mousinho de Souza
  • Daniele dos Santos Ferreira Dias