Abstract
A necessidade de práticas educativas integradas às tecnologias é algo mais do que urgente na escola pós-moderna. Dito isso, e com o intuito de trabalhar com metodologias ativas que articulem os conteúdos programáticos com o uso da tecnologia, este capítulo tem como objetivo discutir sobre o Webfólio Pedagógico e a sua aplicabilidade na sala de aula. Esse recurso didático é um potencializador para a participação efetiva dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a sua dinamicidade e a sua relação com a realidade do estudante. Nesse sentido, esta pesquisa surge da nossa atuação como docentes na educação básica, fundamentada em nossas aulas ministradas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, realizada em duas escolas municipais dos Anos Finais do Ensino Fundamental em João Pessoa (PB). Como aporte teórico, nos referenciamos em Boas (2005) e Tibúrcio, Fonseca e Cunha (2020), ao refletir sobre como o Webfólio Pedagógico atua como uma ferramenta facilitadora de aprendizagens; em Tébar (2011), ao mencionar a importância do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem; em Freire (2005), ao destacar a importância de uma pedagogia crítica; em Libâneo (1994), ao abordar a Tendência Pedagógica Crítico-Social; e em Vygotsky (2017), com a sua perspectiva sociointeracionista. Além disso, nos respaldamos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mencionar a obrigatoriedade do trabalho com os recursos tecnológicos na escola. Como resultados, acreditamos que a incorporação do Webfólio Pedagógico favorece a autonomia dos estudantes, promovendo uma aprendizagem reflexiva e contextualizada, além de incentivar a autoavaliação e a autoaprendizagem.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-008