A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Claudienne da Cruz Ferreira
  • Evanleide de Fátima Almeida Gusmão
  • Luiz Cláudio Azevedo Gomes
  • Francinilde Lima Rodrigues
  • Moacir Carlos Rodrigues Nunes
  • Jaglaisse Santos Figueiredo
  • Antonio Marcos Medeiros Dias
  • Sandra Silva dos Santos
  • Luciene Rosa Azevedo Soares Castro

Palavras-chave:

Gestão democrática, Educação pública, Escola, Projeto político-pedagógico (PPP), Autonomia

Resumo

A gestão democrática é um dos pilares fundamentais da educação pública no Brasil, sendo o projeto político-pedagógico (PPP) o documento responsável por definir a identidade da escola. Este estudo tem como objetivo demonstrar a relevância da gestão democrática para a elaboração e implementação do PPP nas escolas públicas brasileiras, destacando sua influência na prática cotidiana escolar. Para tanto, o trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre a relação entre gestão democrática e a construção e aplicação do PPP, enfatizando a importância de um espaço de autonomia escolar. As análises evidenciam que a gestão democrática e o PPP se complementam, contribuindo para a efetivação de uma gestão escolar mais participativa e inclusiva.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-007

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Ferreira, C. da C., Gusmão, E. de F. A., Gomes, L. C. A., Rodrigues, F. L., Nunes, M. C. R., Figueiredo, J. S., … Castro, L. R. A. S. (2024). A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. Seven Editora. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6310