Abstract
Os jogos didáticos são propostas lúdicas que favorecem a construção coletiva do conhecimento, dinamizando e melhorando o foco dos alunos durante as aulas. Ressalta-se que, essas atividades visam ao mesmo tempo motivar, gerar prazer e estimular o desenvolvimento. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do jogo QuiCientista como proposta lúdica para o ensino de Química. O jogo consiste em uma adaptação do “jogo das três pistas”, contendo cartas que abordam os principais cientistas de três eixos temáticos da Química: Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Mulheres na Ciência. Em suma, o capítulo propõe por meio da elaboração do jogo QuiCientista uma reflexão sobre os assuntos da Química e os caminhos para um ensino mais dinâmico e eficaz. Assim, busca que sua aplicação possibilite aos alunos uma aprendizagem mais prazerosa, interativa e eficaz, capaz de despertar o interesse e a curiosidade pelos conteúdos de Química.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-006