Estudos de caso na abordagem da temática de isomeria constitucional no ensino médio

Autores

  • José Alfredo Worm
  • George Hideki Sakae
  • Tatiana Renata Gomes Simões

Palavras-chave:

aprendizagem, química, protagonismo, autonomia, aprendizagem significativa

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a possibilidade de uso de estudos de caso para o ensino de isomeria constitucional, em turmas de ensino médio e avaliar como o uso do método pode contribuir na formação dos estudantes. A pesquisa foi realizada em seis aulas, em três turmas de terceiro ano de ensino médio, que foram divididas em equipes para a realização das atividades, sendo nomeadas AP-A, PC-A e RE-A e RE-B. Todas as nove equipes analisadas na aula 1 produziram estruturas propostas para a fórmula molecular C6H14NO2, onde 22% dos resultados apresentaram erros referentes ao número de ligações dos elementos químicos e 78% apresentaram estruturas corretas. Nas aulas 02, 03 e 04 abordaram os diferentes tipos de isomeria constitucional aplicadas em estudos de caso. A validação da metodologia se fez com a aplicação de questionários. O uso de estudos de caso se apresentou como uma metodologia diferenciada e empolgante, segundo relatos dos estudantes, uma vez que os textos expõem situações reais de uso de alguns compostos e colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizagem, dando-lhes autonomia para desenvolver as atividades como achar mais conveniente, além de promover o debate e a discussão entre estudantes de um mesmo grupo.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-044

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Worm, J. A., Sakae, G. H., & Simões , T. R. G. (2023). Estudos de caso na abordagem da temática de isomeria constitucional no ensino médio. Seven Editora, 659–665. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/491