Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Estudos de caso na abordagem da temática de isomeria constitucional no ensino médio

Worm JA;
Sakae GH;
Simões TRG

José Alfredo Worm

George Hideki Sakae

Tatiana Renata Gomes Simões


Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a possibilidade de uso de estudos de caso para o ensino de isomeria constitucional, em turmas de ensino médio e avaliar como o uso do método pode contribuir na formação dos estudantes. A pesquisa foi realizada em seis aulas, em três turmas de terceiro ano de ensino médio, que foram divididas em equipes para a realização das atividades, sendo nomeadas AP-A, PC-A e RE-A e RE-B. Todas as nove equipes analisadas na aula 1 produziram estruturas propostas para a fórmula molecular C6H14NO2, onde 22% dos resultados apresentaram erros referentes ao número de ligações dos elementos químicos e 78% apresentaram estruturas corretas. Nas aulas 02, 03 e 04 abordaram os diferentes tipos de isomeria constitucional aplicadas em estudos de caso. A validação da metodologia se fez com a aplicação de questionários. O uso de estudos de caso se apresentou como uma metodologia diferenciada e empolgante, segundo relatos dos estudantes, uma vez que os textos expõem situações reais de uso de alguns compostos e colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizagem, dando-lhes autonomia para desenvolver as atividades como achar mais conveniente, além de promover o debate e a discussão entre estudantes de um mesmo grupo.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-044


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 José Alfredo Worm, George Hideki Sakae, Tatiana Renata Gomes Simões

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • José Alfredo Worm
  • George Hideki Sakae
  • Tatiana Renata Gomes Simões