As mobilizações estudantis recentes e suas contribuições aos propósitos educacionais

Autores

  • Marcos Roberto Pavani

Palavras-chave:

Democratic education, Student mobilization, Political participation, Citizen emancipation, Social transformation

Resumo

Este texto foi desenvolvido com base nas pesquisas, leituras e discussões realizadas no curso de doutoramento do seu autor, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em especial nos debates ocorridos no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vigotsky (NEEVY), entre os anos de 2017 e 2021 e na disciplina Teoria Crítica e Educação do referido programa, bem como por meio de pesquisa documental acerca do tema abordado. Os conceitos aqui discutidos estão fundamentados nas Teorias Crítica e Teoria Histórico-Cultural e constituem parte das análises apresentadas na tese resultante,  defendida pelo autor em 2021. O mesmo realiza uma análise das mobilizações estudantis ocorridas recentemente no Brasil, traçando uma comparação com outros contextos históricos brasileiros, de forma a promover uma discussão sobre as causas das lutas atuais, seus mecanismos de enfrentamento e alguns dos principais resultados educacionais obtidos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-066

Publicado

2024-06-14

Como Citar

As mobilizações estudantis recentes e suas contribuições aos propósitos educacionais. (2024). Seven Editora, 1055-1066. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4736