Resumo
Este texto foi desenvolvido com base nas pesquisas, leituras e discussões realizadas no curso de doutoramento do seu autor, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em especial nos debates ocorridos no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vigotsky (NEEVY), entre os anos de 2017 e 2021 e na disciplina Teoria Crítica e Educação do referido programa, bem como por meio de pesquisa documental acerca do tema abordado. Os conceitos aqui discutidos estão fundamentados nas Teorias Crítica e Teoria Histórico-Cultural e constituem parte das análises apresentadas na tese resultante, defendida pelo autor em 2021. O mesmo realiza uma análise das mobilizações estudantis ocorridas recentemente no Brasil, traçando uma comparação com outros contextos históricos brasileiros, de forma a promover uma discussão sobre as causas das lutas atuais, seus mecanismos de enfrentamento e alguns dos principais resultados educacionais obtidos.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-066