Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do Ensino Médio

Autores/as

  • Angeli Ester Barbosa Leite
  • Fred Sizenando Rossiter Pinheiro
  • Gutembergue Soares da Silva
  • Victor Matheus Souza Silva

Palabras clave:

Didactic Sequence, Mobile Cellular System, Physics, Middle school

Resumen

Desenvolver e implementar propostas didáticas para impulsionar o Sistema Educacional do Ensino Médio são ações de suma importância que podem ser realizadas por toda a comunidade. Assim, propôs-se uma Sequência Didática fundamentada nos princípios da Aprendizagem Significativa, com foco no ensino do conteúdo de Sistema Móvel Celular (Serviço Móvel Pessoal na definição oficial da ANATEL), relacionando-o com o conteúdo de Ondas Eletromagnéticas da disciplina de Física no Ensino Médio. A Sequência Didática, alinhada aos documentos oficiais que norteiam a educação básica brasileira, é um recurso instrucional para o ensino contextualizado da disciplina de Física e o intuito de sua elaboração foi contribuir de forma participativa com Ensino Médio brasileiro. Ademais, a Sequência Didática, foi ministrada em turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Myriam Coeli, localizada em Natal-RN.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-031

Publicado

2024-05-29

Número

Sección

Articles

Cómo citar

Uma proposta de sequência didática para o ensino de comunicações móveis celulares, integrando conceitos de física do Ensino Médio. (2024). Seven Editora, 453-474. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4529