Impacto do túnel Charitas-Cafubá no tempo de viagem dos veículos

Autores/as

  • Bernardo Valentim da Rocha
  • Luiz Afonso Penha de Sousa
  • Clezio Thadeu de Souza Dutra
  • Vinícius Araújo de Souza Dutra

Palabras clave:

Urban mobility, Traffic engineering, Transport planning

Resumen

Um dos objetivos do Túnel Charitas-Cafubá é reduzir o tempo de viagem no trajeto para o centro da cidade de Niterói ou para a cidade do Rio de Janeiro. Para medir o impacto do túnel, foi realizada uma comparação do tempo de viagem e do fluxo de veículos das atuais duas rotas existentes após a construção do túnel com a única rota anterior. Os resultados indicaram que o tempo de viagem entre as duas alternativas após a construção do túnel se aproximam de um equilíbrio, ambas com o tempo de viagem menor que a anterior. Entretanto, foi constado aumento do número total de veículos no ponto de convergência entre as rotas. Ao analisar o trecho posterior ao ponto de convergência, conclui-se que a redução do tempo de viagem inicial proporcionada pelo Túnel é contrabalanceada pelo aumento do tempo de viagem no segmento após a convergência das rotas atuais.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.004-014

Publicado

2024-04-26

Cómo citar

Rocha, B. V. da, Sousa, L. A. P. de, Dutra, C. T. de S., & Dutra, V. A. de S. (2024). Impacto do túnel Charitas-Cafubá no tempo de viagem dos veículos. Seven Editora, 193–207. Recuperado a partir de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4253

Número

Sección

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