Abstract
Este trabalho de revisão teórica tem como objetivos realizar uma sistematização sobre os temas dificuldade de aprendizagem, distúrbio do processamento auditivo e avalição psicológica em crianças escolares. Assim, num primeiro momento trabalharemos com as dificuldades de aprendizagens, seus sintomas e possíveis transtornos ou distúrbios relacionados. Num segundo momento, faz-se necessário o aprofundamento sobre o distúrbio do processamento auditivo central (DPAC), principalmente, para servir de referência para quem convive cotidianamente com esse distúrbio, de maneira especial pais, pedagogos e psicólogos. Para estes, essa realidade se apresenta como particular desafio, uma vez que, tem se tornado frequente nas escolas o aparecimento de crianças portadora de DPAC associado ou em comorbidade com outros distúrbios ou transtorno. Por fim, será trabalho o tema sobre a importância da avaliação psicológica em crianças da educação infantil e anos iniciais, bem como alguns instrumentos e testes que melhor auxiliam o psicólogo a laudar uma criança com transtorno ou distúrbio. Por fim, a partir das perspectivas estudadas, percebeu-se que quando mais precoce as crianças são avaliadas e diagnosticadas, mais eficaz será a possibilidade de intervenção e integração saudável dessa criança, propiciando melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem da mesma.
DOI:https://doi.org/10.56238/ciesaudesv1-110