Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Cultura Maker e as metodologias ativas como ferramentas de dinamização da aprendizagem escolar

Silva RM;
Silva JM

Ricardo Moreira da Silva

Joaquim Manoel da Silva


Keywords

Robótica educacional
Cultura Maker
Sustentabilidade

Abstract

O objetivo deste artigo é abordar a Cultura Maker como componente curricular de forma que se possa viabilizar um modelo educacional para robótica de baixo custo considerando o potencial sustentável do lixo eletrônico. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa, a qual abordou a problemática desenhada a partir de métodos descritivos e observacionais, haja vista que foi empregada a técnica de relato de experiência como instrumento de coleta de dados primários, sendo o pesquisador o ator da pesquisa, alicerçado nas suas observações e vivências no locus da pesquisa, a escola Serviço Social da Indústria (SESI), unidade de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso, Brasil. Trazer a ideia da escola, a qual possui tendências metodológicas embasadas na facilitação da aprendizagem, em que a interação em sala de aula remete a uma valorização do protagonismo e a autonomia do estudante. Isto posto, embora desafiadora, a robótica educacional se mostra como uma metodologia de ensino lúdica e didática, perfazendo uma base sólida da metodologia ativa perante as observações realizadas in loco foi possível visualizar o engajamento tanto de estudantes quanto de professores envoltos face a novos propósitos no viés do educar, materializando situações ora teóricas ora desafiando todo cenário escolar na realização de atividades mãos na massa dadas tantas possibilidades que o Movimento Maker possibilita no ambiente escolar.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-011


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ricardo Moreira da Silva, Joaquim Manoel da Silva

Author(s)

  • Ricardo Moreira da Silva
  • Joaquim Manoel da Silva