Família, escola e as TDIC’S: (Re)Pensando novas formas de relacionar, comunicar e aprender
Keywords:
Educação, Sociedade, Ensino e Aprendizagem, Gestão EscolarAbstract
O pressuposto aqui referenciado analisa diversos artigos que discutem sobre a temática família e escola como propulsora do sucesso escolar. Apresenta diversos artigos de revistas e meios eletrônicos que investigam e argumentam sobre a temática em diferentes contextos expondo importantes fundamentos, críticas contundentes e pesquisas inovadoras. Registra reflexões por meio de uma fundamentação equilibrada sobre a função da família e da escola, bem como a transformações no bojo dessas instituições. Destaca autores que indagam e analisam a relação família escola como suporte para o sucesso escolar para uma construção de sociedade justa e inovadora. Por fim, faz uma reflexão que engloba o contexto histórico da formação da família, evidenciando as bases legais nacionais que destacam a necessidade da relação família e escola como formadoras e como espaço da educação norteadas pelos princípios basilares sociais, políticos, econômicos, culturais e pelos prospectos das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Enuncia as diferentes funções da tríade família-escola-sociedade, expressando as a conduta dos atores da comunidade escolar como mediadores do conhecimento acadêmico, da organização do pensamento e das estratégias para aprender a lidar com as questões sociais e contribuir na educação familiar na gerência da educação tecnológica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Keliane Rodrigues de Carvalho Meneses , Ligiane Guimarães de Oliveira , Luiz Henrique Coelho Hora Júnior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.