Resumo
O pressuposto aqui referenciado analisa diversos artigos que discutem sobre a temática família e escola como propulsora do sucesso escolar. Apresenta diversos artigos de revistas e meios eletrônicos que investigam e argumentam sobre a temática em diferentes contextos expondo importantes fundamentos, críticas contundentes e pesquisas inovadoras. Registra reflexões por meio de uma fundamentação equilibrada sobre a função da família e da escola, bem como a transformações no bojo dessas instituições. Destaca autores que indagam e analisam a relação família escola como suporte para o sucesso escolar para uma construção de sociedade justa e inovadora. Por fim, faz uma reflexão que engloba o contexto histórico da formação da família, evidenciando as bases legais nacionais que destacam a necessidade da relação família e escola como formadoras e como espaço da educação norteadas pelos princípios basilares sociais, políticos, econômicos, culturais e pelos prospectos das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Enuncia as diferentes funções da tríade família-escola-sociedade, expressando as a conduta dos atores da comunidade escolar como mediadores do conhecimento acadêmico, da organização do pensamento e das estratégias para aprender a lidar com as questões sociais e contribuir na educação familiar na gerência da educação tecnológica.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-123