Projeto recriar: Sustentabilidade, inclusão digital e inovação pedagógica a partir da reutilização de dispositivos tecnológicos ilegais

Autores

  • Ricardo Aparecido Campos
  • Fabio Antonio Neia Martini
  • Juliana Telles Faria Suzuki
  • Samuel dos Reis David
  • Carla Gomes de Araujo
  • Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa
  • Isabela Camargo Todan
  • João Pedro Cher Benetis dos Santos
  • Danilo Braga Fernandes
  • Ana Beatriz Bernardino Alves
  • Giovana Sedassari Rocha
  • Reginaldo Cezar Cardoso
  • Luiz Henrique Barros

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Sustentabilidade, Inovação Pedagógica, Extensão Universitária, Economia Circular, Tecnologia Educacional

Resumo

O Projeto Recriar, vinculado à Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), constitui uma proposta de inovação pedagógica, inclusão digital e sustentabilidade, a partir da reutilização de dispositivos eletrônicos de origem ilegal, especialmente TV Boxes apreendidas por órgãos de controle como a Receita Federal. Fundado nos princípios da economia circular e da extensão universitária transformadora, o projeto visa recondicionar tecnologicamente esses dispositivos, convertendo-os em plataformas seguras de aprendizagem digital para escolas públicas em situação de vulnerabilidade social e estrutural. A metodologia envolve a triagem técnica dos aparelhos, a remoção de softwares ilícitos, a implementação de camadas de segurança física e lógica, a personalização de interfaces amigáveis, e a instalação de jogos educativos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O processo é conduzido por equipe interdisciplinar com atuação em pedagogia, engenharia, informática e design. Os dados coletados por meio de observações em campo, entrevistas com professores e formulários eletrônicos subsidiam uma avaliação sistemática dos impactos pedagógicos, sociais e ambientais. Os resultados preliminares evidenciam a viabilidade técnica, a aceitação nas comunidades escolares e o fortalecimento da imagem institucional da universidade como agente de transformação. O Projeto Recriar se consolida, assim, como uma política pública inovadora, ética, replicável e comprometida com a democratização do acesso à tecnologia educacional.

DOI: 10.56238/1stCongressSevenMultidisciplinaryStudies-025

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Publicado

2025-07-06