A visualidade fotográfica de Orlando da Rosa Faria
Keywords:
Fotografia, Identidade, Autorrepresentação, Simulação, Imagens monumentaisAbstract
O artigo analisa a produção fotográfica do artista visual Orlando da Rosa Faria, conhecido como Lando, a partir do livro “Os dois lados da janela”. Nessa obra, o artista utiliza a fotografia como forma de expressão pessoal, mesclando experiências vividas em viagens e questionando a ideia de uma identidade fixa e constante. Por meio da autorrepresentação e da simulação, Lando investiga a indeterminação da própria imagem. Na série Conspectus, o artista estabelece um diálogo entre fotografia e pintura, desafiando a percepção do espectador sobre a realidade e a aparência das coisas. Sua abordagem amplia os limites da linguagem fotográfica, incorporando cortes e enquadramentos não convencionais e explorando imagens de grandes dimensões, que não apenas funcionam como recurso retórico, mas também provocam deslocamentos perceptivos e exigem uma postura imaginativa do observador. Lando trabalha temas diversos a partir de autorretratos e de deslocamentos emocionais, físicos e psíquicos.