AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Maria do Socorro Dias Pinheiro
  • Regineice Franco de Sousa

Palavras-chave:

Educação do Campo, Tecnologias da Comunicação

Resumo

O texto analisa o impacto das tecnologias da comunicação e informação na educação do campo, destacando a precariedade do ensino fundamental em áreas rurais, especialmente nos anos finais (6º ao 9º ano). A pesquisa bibliográfica revela a escassez de recursos tecnológicos e infraestrutura nas escolas rurais, agravada pela ausência de formação docente e políticas públicas eficazes. A educação rural, historicamente precarizada, contrasta com o paradigma da educação do campo, que valoriza a cultura e os saberes camponeses. A falta de continuidade na oferta educacional força deslocamentos de estudantes, impactando famílias e comunidades. A inclusão digital permanece um desafio, com acesso limitado à internet e equipamentos, dificultando práticas pedagógicas inovadoras.

DOI: 10.56238/IIIEducationCongress-020

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Publicado

2025-06-13