PERCURSOS FORMATIVOS E CONTINUIDADE PEDAGÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Luzimar Vargas Gomes
  • Marly da Cunha Monteiro
  • Márcia da Silva Melo
  • Luciene Batista Dourado
  • Manoela Batista de Siqueira
  • Zuleica Elenice Backes
  • Graziely Gomes Vieira

Palavras-chave:

Continuidade Pedagógica, Articulação Curricular

Resumo

O texto discute a necessidade de percursos formativos contínuos na Educação Básica brasileira, destacando a importância de práticas pedagógicas integradoras que superem descontinuidades entre Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. As rupturas curriculares e afetivas nas transições escolares impactam a formação integral dos estudantes, especialmente em contextos vulneráveis. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe uma abordagem articulada, mas desafios persistem na implementação devido à fragmentação curricular e à falta de diálogo interetapas. Estratégias como currículos integrados, metodologias ativas e formação docente contínua são sugeridas para promover coerência e valorização dos sujeitos. Novas pesquisas são recomendadas para aprofundar práticas inovadoras e contextualizadas.

DOI: 10.56238/IIIEducationCongress-019

Downloads

Publicado

2025-06-13