DA TEORIA À PRÁTICA: A EFETIVIDADE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Ana Paula Borsatto
  • Cristiano Gheller Austria
  • Giuliano Emílio Mariani
  • Jailson Oliveira
  • Jefferson de Oliveira
  • Maria Eduarda Storti

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas

Resumo

Introdução: O estudo apresentado evidencia a influência significativa das estratégias didáticas nos processos de ensino e aprendizagem, demonstrando como tais abordagens pedagógicas contribuem para a construção do conhecimento de maneira dinâmica e adaptativa, promovendo a assimilação efetiva dos conteúdos por meio de metodologias estruturadas e interativas. Objetivo: Este estudo investiga o papel de metodologias ativas, analisando e discutindo desafios enfrentados por alunos com dificuldades, como a discalculia. Desenvolvimento: A pesquisa baseia-se na revisão bibliográfica, análise documental e a proposta de um estudo de caso fictício da estudante Ana, do 4º ano, que apresenta dificuldades em matemática. Considerações finais: As metodologias ativas destacam a importância de práticas embasadas cientificamente para eliminar barreiras na aprendizagem e proporcionar experiências educativas mais significativas.

DOI: 10.56238/IIIEducationCongress-017

Downloads

Publicado

2025-06-12