LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: A ESCRITA ACADÊMICA NA PRÁTICA, UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO DE TEOLOGIA
Palavras-chave:
Escrita acadêmica, Ensino Superior, Leitura e Produção de TextosResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento da escrita acadêmica dos alunos de Leitura e Produção de Textos do curso de Bacharelado em Teologia. A disciplina foi além da análise de conceitos de leitura e gêneros textuais, desafiando os alunos a estudarem um determinado tema e, utilizando uma técnica de escrita rápida que os ajudassem a produzir um artigo acadêmico bem construído em um curto período de tempo, alinhado e bem fundamentado em estudos e pesquisas relevante, obedecendo as normas de escrita acadêmica. O objetivo deste relato é descrever a aplicação prática dessa metodologia, destacando os desafios enfrentados e os resultados obtidos, incluindo a produção de 11 artigos, atualmente em fase de publicação. A relevância desse relato está em evidenciar como práticas pedagógicas inovadoras podem transformar a formação acadêmica, promovendo a competência em escrita acadêmica e estimulando a produção científica. Ao final do semestre, os alunos superaram as dificuldades iniciais, alguns com a ajuda de colegas, e contribuíram para uma coletânea aprovada para publicação, demonstrando a eficácia da metodologia empregada.