DESAFIOS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E A INCLUSÃO DAS TIC NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Autores

  • Aline Simonassi dos Santos de Freitas
  • Maria Teresa Ferreira Brandão Gonçalves
  • Joelden Roberto Alves da Rocha
  • João Deoclécio da Silva
  • Glaúcia Medianeira Coelho Pereira
  • Giselli Santiago da Silva
  • Elizângela Carla Beserra da Fonseca
  • Auxiliadora da Silva Trindade
  • Andressa Alves Dias
  • Thatiana Oliveira Mota

Palavras-chave:

Educação, TIC

Resumo

A educação escolar, segundo Saviani (2021), evoluiu de uma pedagogia tradicional, centrada no professor e na memorização, para a Escolanovista, que valoriza o aluno como sujeito em desenvolvimento. No contexto da industrialização, o ensino tornou-se instrumental, priorizando eficiência em detrimento da reflexão crítica. Atualmente, a educação busca o desenvolvimento integral, cidadania e uso crítico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), conforme a BNCC e a LDB (1996). A gestão democrática exige participação coletiva e planejamento estratégico para incorporar as TIC de forma inovadora. Os desafios incluem falta de formação docente, escassez de recursos tecnológicos e tempo insuficiente para planejamento.

DOI: 10.56238/IIIEducationCongress-014

Downloads

Publicado

2025-06-12