PANORAMA DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
Curricularização, Extensão, Protagonismo DiscenteResumo
O presente resumo propõe-se a delinear um panorama da Curricularização da Extensão nos seis Institutos Federais localizados na região Sul do Brasil. Esta investigação caracteriza-se como pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa exploratória, utilizando procedimentos técnicos de pesquisa documental. O corpus documental analisado compreende documentos oficiais, regulamentações internas, relatórios institucionais e dados estatísticos de acesso público na internet. O mapeamento da Curricularização da Extensão nestes Institutos revela que a maioria das instituições demonstra estágio avançado de implementação, evidenciando compromisso institucional com a integração da Extensão aos currículos. As disparidades existentes, contudo, indicam diferentes ritmos e abordagens na implementação deste processo. Desta forma, pode-se afirmar que a Curricularização da Extensão nestes Institutos representa um processo em construção, cuja consolidação demanda compromisso contínuo com a valorização da Extensão como dimensão formativa essencial, desenvolvimento de estratégias para superar obstáculos e promoção de cultura institucional que reconheça seu potencial transformador.